Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Saúde é área que mais preocupa

01 de abril de 2013
 
Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, os prefeitos Carlin Moura (PCdoB), de Contagem, e Carlaile Pedrosa (PSDB), de Betim, vivem dificuldades parecidas na área considerada a mais problemática: a saúde. Enquanto em Contagem a prefeitura aguarda o fim do processo de seleção de novos médicos e um estudo sobre as deficiências do setor para avaliar quantas novas vagas serão necessárias, em Betim, a constatação é de que faltam pelo menos 300 médicos para atender a população de forma adequada. "A saúde é onde temos a situação mais delicada. Porque a falta de médico traz problemas urgentes e as pessoas sentem na pele. Desde outubro do ano passado, o Programa de Saúde da Família está praticamente abandonado e algumas unidades fechadas. Já contratamos 100 médicos até agora, mas ainda precisaremos de mais 300. Será uma recuperação gradual", avalia Carlaile.
 
Apesar de não ter ainda um número definido sobre quantas vagas serão necessárias para a saúde, a Prefeitura de Contagem admite que a falta de médicos é uma das demandas mais urgentes da cidade. Segundo o prefeito Carlin Moura, o cenário encontrado no setor foi de desorganização e ficou constatado que os altos gastos para alugar imóveis inadequados que servem para atender a população se tornaram ao longo do tempo um entrave para os cofres municipais. "A substituição da rede alugada será fundamental, uma vez que gastamos muito e os prédios não são ideais para o atendimento. Até agora o trabalho foi para retomar a contratação de médicos, que está sendo um desafio para o Brasil inteiro, além de recuperar os estoques de medicamentos", afirma.
 
PAC Se não faltam reclamações sobre a herança deixada pelos antecessores, os atuais prefeitos reservam uma pontinha de elogio ao avaliar pontos positivos deixados pelos ex-prefeitos e que terão continuidade nos próximos anos. Em Betim, o prefeito destaca que a nova administração recebeu projetos para a construção de 15 novas creches por meio de convênio com o governo federal e duas obras para instalação de duas avenidas sanitárias. "Terminar essas obras é prioridade e estamos dando sequência para que sejam entregues o mais rapidamente possível", lembra Carlaile, que cita também as escolas profissionalizantes e escolas integrais como bons legados da ex-prefeita Maria do Carmo Lara (PT).
 
Ao fazer um balanço dos seus três primeiros meses à frente da Prefeitura de Betim, o tucano ressalta a inclusão de pequenas obras de asfaltamento e revitalização de avenidas na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2) e aposta nas parcerias com os governos federal e estadual para dar seguimento às melhorias na infraestrutura da cidade. "O trabalho conjunto com os outros governantes é fundamental. Já fomos contemplados com financiamentos importantes por parte da presidente Dilma nesse início de gestão. E conseguimos aprovar R$ 58 milhões do PAC para iniciar os trabalhos pelo BRT em Betim", diz Carlaile.
 
O programa federal também é apontado por Carlin Moura como uma das melhores opções para que a prefeitura consiga investir na infraestrutura de Contagem. Se o dinheiro chegar e os prazos forem cumpridos, a ajuda do governo federal vai permitir o início de obras para destravar gargalos no trânsito da cidade e ligações com as cidades vizinhas. "Conseguimos emplacar projetos importantes para a mobilidade no PAC-2. Com a construção de viadutos e trincheiras, além da integração dos terminais de ônibus com o metrô, vamos ter R$ 194 milhões em ações em um corredor que há 30 anos não tinha melhorias", explica.
 
Fonte: Estado de Minas


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade