Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Check-list hospitalar

06 de abril de 2013
 
HOSPITAL
 
Governo anuncia medidas para reduzir incidentes em casas de saúde O Ministério da Saúde anunciou esta semana um conjunto de diretrizes que pretende reduzir erros e acidentes em hospitais brasileiros. O Programa Nacional de Segurança do Paciente engloba seis protocolos, fornecendo orientações básicas e diretas aos profissionais de saúde como lavar as mãos com frequência, tomar cuidado para evitar quedas de pacientes, não esquecer compressas dentro dos pacientes e identificar corretamente os doentes.
 
As medidas incluem, ainda, uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que obriga a criação de núcleos de segurança nos hospitais e a notificação de eventos adversos nos estabelecimentos públicos e privados.
 
No lançamento do programa, o Ministério da Saúde divulgou dados atualizados de uma pesquisa da Fiocruz, de 2008, apontando a ocorrência de problemas em 7,6% das internações nos hospitais brasileiros, sendo que em dois terços desses casos seriam evitáveis. Entre esses problemas estão quedas, erros na administração de medicamentos, falhas na identificação de pacientes e cirurgias em membro diferente daquele com necessidade de intervenção.
 
De cada 10 pacientes que entram em um hospital, um sofre algum evento adverso. Essa incidência é muito próxima de outros países, mas no Brasil a proporção de falhas que poderiam ser evitadas é maior disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
 
O presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, citou como exemplo a queda e a consequente morte de um recém-nascido durante o parto normal, em 2012, devido a uma maca defeituosa. Padilha classificou de inaceitável a troca de medicação e o erro na aplicação de substâncias (por exemplo, sopa) em vez de medicamentos ou soro.
 
Fonte: Zero Hora


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade