Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Padilha defende parceria do SUS com setor privado

16 de abril de 2013
 
Saúde
 
Ministro diz que País precisa contratar mais médicos do exterior
 
Terezinha Moreira
 
Especial para o Jornal de Brasília
 
"O SUS não foi criado para ser 100% estatal. Desde que surgiu compreendia a participação do setor privado nos hospitais em que atua. Sou a favor desta parceria, desde que haja controle governamental sobre o sistema".
 
A afirmação é do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, feita na sexta-feira a médicos, empresários, políticos e executivos, durante sua palestra no Conexão Empresarial, em Nova Lima (MG).
 
O ministro defendeu que a saúde pública e a suplementar andem cada vez mais juntas para que uma supra a ociosidade da outra e ambas contribuam para melhorar o atendimento nos hospitais e prontos-socorros de todo o Brasil.
 
DESAFIOS
 
Alexandre Padilha salientou que há três grandes desafios na saúde brasileira: gestão, financiamento e recursos humanos, e que este último é o mais grave e difícil de ser vencido. "A gestão não é tão complicada de ser resolvida. E possível conseguir financiamento e pagá-lo em curto prazo, mas é impossível se formar um bom médico em um prazo menor que oito anos", disse.
 
Segundo ele, estão faltando médicos no Brasil e o País precisa quebrar um tabu, que é o da importação destes profissionais. "Somente 1,7% dos médicos que desempenham a função no Brasil são estrangeiros, enquanto no Reino Unido este número chega a 37%", comparou.
 
Apesar de no Brasil o número de médicos por habitantes estar acima do recomentado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 1 médico para cada mil pessoas, Padilha disse que o País, que tem 1,8 médico para cada mil habitantes, vive um dilema: a concentração destes profissionais nos grandes centros urbanos. Enquanto em Brasília a proporção é de 4 médicos para mil habitantes, no Maranhão há menos de um profissional por mil pessoas.
 
Saiba mais
 
O Conexão Empresarial é realizado uma vez por mês no Espaço V, em Nova Lima, pela VB Comunicação e Editora. 0 diretor da empresa, Gustavo César de Oliveira, disse que o evento tornou-se um fórum de debates sobre assuntos relevantes para todo o Brasil ao discutir temas de amplo interesse nacional.
 
Fonte: Jornal de Brasília


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade