Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Empresas restringem venda de plano de saúde individual

07 de maio de 2013
 
Operadoras priorizam contratos coletivos, sem limite de reajuste pelo governo
 
Usuários de convênios empresariais subiram de 50% para 77% do total no período de dez anos, segundo agência
 
ANDREZA MATAIS
 
JOHANNA NUBLAT
 
Operadoras de planos de saúde deixaram de oferecer ou estão dificultando a venda de planos individuais.
 
No lugar, ofertam planos coletivos, feitos por intermédio de empresas ou sindicatos.
 
Esses planos costumam ser vantajosos aos convênios, mas não necessariamente aos consumidores. Na adesão, eles costumam sair mais baratos, mas podem ficar mais caros em poucos anos, porque não são submetidos aos limites de reajuste anuais impostos pelo governo federal.
 
Além disso, a empresa pode rescindir os contratos unilateralmente após um ano e recusar clientes --por exemplo, idosos e doentes. Isso é proibido nos individuais.
 
Há dez anos, pouco mais de 50% dos usuários tinham planos coletivos. Hoje, são mais de 77%, uma parcela recorde, segundo a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).
 
Bradesco e SulAmérica Seguros, por exemplo, não oferecem mais planos individuais. Dentre as que vendem, muitas têm a carteira de coletivos muito superior.
 
Na Unimed Paulistana, por exemplo, 83% dos planos são coletivos. A Intermédica tem 96% de clientes em coletivos.
 
Embora não haja irregularidade nessa prática pelas operadoras de planos de saúde, órgãos de defesa do consumidor alertam que, se a ANS não intervier na questão, os idosos e doentes serão progressivamente excluídos do setor de saúde privado.
 
O diretor-presidente da ANS, André Longo, afirmou à Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara no último mês que não tem como "obrigar as operadoras a venderem plano individual", porque "a legislação não obriga".
 
"Por que a operadora não quer vender o plano individual? Porque no longo prazo as carteiras individuais tendem ao prejuízo", disse ele.
 
Há interpretações de membros do governo, porém, de que a lei, ao determinar que as operadoras ofereçam seus serviços a todos, precisaria vender planos individuais.
 
CORRETORES
 
Sem saber que falava com a Folha, uma corretora de planos de saúde disse que só uma operadora oferecia o plano individual em Brasília.
 
Em São Paulo, três corretores afirmaram que, dentre os planos maiores, só Amil, Unimed Paulistana e Golden Cross ofereciam individuais.
 
Para participar do plano coletivo é preciso estar ligado a uma empresa, sindicato ou associação. Mas mesmo quem não está nessa situação pode fazê-lo, dizem corretores.
 
Dois deles propuseram à reportagem a adesão a um plano coletivo por meio do Simpi-SP (Sindicato da Micro e Pequena Indústria do Estado de SP). Segundo eles, qualquer um poderia se filiar ao sindicato, mediante o pagamento de uma taxa anual de R$ 30. Depois, bastava só pedir um plano coletivo. A prática é irregular, diz a ANS.
 
"Por que a operadora não quer vender o plano individual? Porque no longo prazo as carteiras individuais tendem ao prejuízo"
 
André Longo
 
Diretor-presidente de ANS
 
"O plano individual tem muito mais controle [da ANS]"
 
Selma do Amaral
 
Diretora de atendimento ao consumidor do Procon - SP
 
Fonte: Folha de S. Paulo


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade