Os municípios brasileiros apresentaram ao governo federal uma demanda por 16.625 profissionais por meio do programa Mais Médicos, segundo dados do Ministério da Saúde. O número supera a meta de contratar 12 mil profissionais até abril, conforme informou a presidente Dilma Rousseff em entrevista ontem a emissoras de rádio.
Durante a entrevista, a presidente afirmou que pretende até o início do próximo ano "ter tudo isso pronto", com os médicos "já trabalhando". "Nosso objetivo é, entre março e abril, ter aqui no Brasil os 12 mil médicos que são necessários [...], considerando tudo, todas as demandas de todos os municípios", disse.
O Ministério da Saúde explicou que o número anunciado pela presidente para abril de 2014 é "uma meta programática", não sendo "um número fechado", já que o programa deverá continuar a contratar profissionais além da data divulgada por Dilma.
Recentemente, o governo obteve vitória com a aprovação do programa pela Câmara, com modificações, prevendo que o registro dos médicos do exterior será feito pelo Ministério da Saúde e não mais pelos conselhos regionais da classe médica, que apresentaram forte resistência ao programa.