Um dos prédios mais simbólicos da capital federal está colorido de azul. O Congresso Nacional ganhou a iluminação especial no fim da tarde de ontem. A cor faz parte da campanha nacional que pretende chamar a atenção dos homens para uma doença exclusivamente masculina: o câncer de próstata. O Novembro Azul é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Assim como o Congresso, outros monumentos famosos do país, como o Cristo Redentor e a Igreja da Penha, no Rio de Janeiro, também se vestiram de azul.
Um dos principais motes da campanha é alertar para a importância do diagnóstico precoce, que enfrenta um inimigo chamado preconceito. A SBU encomendou pesquisa sobre o receio em relação ao exame de toque retal, capaz de identificar o tumor. O levantamento, de 2009, indicou que apenas 32% dos homens já se submeteram ao exame. Se detectado precocemente, a chance de cura chega a 90%. Na fase inicial da doença, não há sintomas e, por isso, é importante o acompanhamento de um urologista. A próstata é uma glândula presente nos homens, localizada abaixo da bexiga e à frente do reto.
Segundo o urologista Fernando Almeida, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), quanto mais jovem for o paciente, mais agressivo tende a ser o tumor. "Talvez seja preciso decidir em que idade os homens devem fazer o rastreamento. Os jovens, provavelmente, vão se beneficiar", disse em entrevista ao site Congressos Médicos.
Outubro rosa
O Novembro Azul começou no ano passado, em consonância com o já popular Outubro Rosa. No mês passado, pelo menos 20 prédios em várias cidades do Distrito Federal foram iluminados com a cor que remete ao sexo feminino para lembrar de uma das doenças que mais mata mulheres no mundo: o câncer de mama. O símbolo da campanha é o laço cor-de-rosa. De acordo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é mais incidente que o de mama. No ano passado, foram identificados mais de 60 mil novos casos, enquanto o câncer de mama foi descoberto em 25 mil mulheres.