Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Chioro defende fim da tabela SUS

Ministro da Saúde diz que repasse por procedimentos precisa ser substituído por modelo focado na atenção integral
A famigerada tabela do SUS pode ser extinta e substituída por um novo mecanismo de financiamento para a saúde pública. Pelo menos esta é a vontade declarada pelo titular do Ministério da Saúde, Arthur Chioro, que fez a afirmação durante o 58º Congresso Nacional de Municípios, realizado na quinta-feira (20) em Brasília. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Durante o congresso, o ministro reconheceu a defasagem da tabela, e disse que pretende substituí-la por um processo de financiamento por pacotes de cuidados. O repasse seria feito conforme o conjunto de procedimentos necessários para o tratamento de cada patologia.
Segundo Chioro, desde 2003 avança no Ministério a lógica da contratualização do serviço sobre a da tabela, de modo a privilegiar o financiamento baseando-se no cuidado integral do paciente, e não em procedimentos isolados. Justamente por isso, admitiu, talvez seja necessário adaptar a forma de pagamento feita a serviços privados, só atuam unicamente seguindo a tabela modular.
O ministro encerrou o discurso dizendo que o Ministério da Saúde destinará R$ 3 bilhões para qualificar serviços de melhoria das parcerias com os municípios, no que promete ser um esforço de aproximação da pasta com as secretarias de saúde das prefeituras.
* com informações do jornal O Estado de S. Paulo
 
Fonte: saúde web


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade