Hoje, segundo dia de imunização, público encontrará postos com as portas fechadas
A campanha nacional de vacinação contra gripe começou ontem, com mais de 200 pontos de imunização na cidade. Porém, quem tentar ir hoje, feriado de São Jorge, a um desses locais encontrará as portas fechadas. A campanha será retomada amanhã e se estenderá até 9 de maio.
Este ano, uma novidade: a ampliação da faixa etária infantil. Com isso, crianças de seis meses a 4 anos poderão receber a vacina. Até o ano passado, apenas crianças entre seis meses e 23 meses eram imunizadas. A campanha também tem como público alvo idosos, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto, indígenas, presos, doentes crônicos e profissionais de saúde.
Segundo a Secretaria municipal de Saúde, as unidades de atenção primária - clínicas da família e centros municipais de saúde - funcionarão como pontos de vacinação, das 8h às 17h.
A população alvo no Rio é de 1,5 milhão. A meta é imunizar pelo menos 80% de cada um dos grupos considerados prioritários, totalizando 1,2 milhão de pessoas. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno do ano passado (H1N1, H3N2 e influenza B), conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).