Genebra - A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta terça-feira a convocação de uma conferência, entre os dias 7 e 9 de novembro, com todos os organismos internacionais implicados na luta contra uma possível pandemia da gripe aviária entre humanos.
A reunião será na sede da OMS em Genebra e deverá ter como participantes representantes da OMS, do Escritório Internacional de Epizootias (OIE) e da Organização para a Agricultura e a Alimentação (FAO).
Também assistirão representantes do Banco Mundial e de governos de diferentes países. Segundo a porta-voz da OMS, Fadela Chaib, a indústria farmacêutica também deverá estar representada.
Os principais assuntos que serão tratados na reunião serão os sistemas de vigilância disponíveis para observar a evolução da doença e o grau de preparação internacional ante uma possível pandemia entre humanos. Também serão avaliados os planos nacionais de prevenção e estudadas as medidas que precisam ser adotadas para coordenar a luta internacional.
Sobre o caso de gripe aviária detectado em uma ilha da Grécia, que representaria a chegada da doença à União Européia (UE), Chaib explicou que a OMS está em contato com as autoridades gregas, que tentam confirmar o tipo de vírus detectado. Uma vez concluídos os testes, serão feitos outros similares no laboratório de referência da OMS no Reino Unido, explicou.
FONTE ESTADÃO ON LINE