Brasília, 21 de novembro de 2005 - 18h05
Pela primeira vez, a Anvisa, por intermédio da Farmacopéia Brasileira, vai participar de uma reunião da Farmacopéia Européia na cidade de Strasbourg, na França. De 21 a 24/11, o diretor da Agência Victor Hugo Travassos e o presidente da Farmacopéia Brasileira, Celso Bittencourt, acompanharão, como observadores, a plenária da entidade.
A Farmacopéia Brasileira é uma entidade vinculada à Anvisa e tem a responsabilidade de elaborar o código oficial que estabelece as especificações de qualidade que os medicamentos em uso no Brasil devem obedecer.
Desde julho, a Farmacopéia Brasileira adquiriu o status de observadora da Farmacopéia Européia. O Brasil é o terceiro país do continente americano a receber essa distinção – Canadá e Estados Unidos são os outros dois.
Essa conquista possibilitará o conhecimento antecipado de problemas relacionados a medicamentos que, porventura, ocorrerem na Europa, permitindo às autoridades de Vigilância Sanitária a opção por medidas preventivas. Além disso, serão conhecidas, previamente, as inovações tecnológicas analíticas incorporadas à área farmacopéica pelos países europeus.
Informação: Assessoria de Imprensa da Anvisa