O Dia Internacional da Mulher, celebrado mundialmente no dia 8 de Março, será uma data especial no Centro de Referência (CR) em Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids de Campinas.
É uma forma de chamar a atenção para o crescimento da epidemia entre a população feminina e ampliar a testagem para HIV e sífilis. Segundo o Programa Municipal de DST/Aids, em Campinas, para cada dois homens com HIV/aids, há também uma mulher infectada.
Na década de 80 a relação era de uma mulher para cada 36 homens com HIV/aids. A data, 8 de Março, será marcada como um dia especial de realização do teste de HIV e sífilis, através do Centro de Orientação e Apoio Sorológico / Centro de Testagem e Aconselhamento (Coas/CTA).Trata-se do movimento "Fique Sabendo" que objetiva o aconselhamento e diagnóstico precoce de DST e HIV/aids. Durante todo o dia, a partir das 9h, de meia em meia hora, serão realizadas palestras e coletas para os testes.
O Coas/CTA funciona dentro do Centro de Referência DST/Aids, das 7h às 20h. O Centro de Referência está localizado à Rua Regente Feijó, número 637, no Centro de Campinas. O telefone do Coas/CTA é (19) 3236 – 3711.
O Dia Internacional da Mulher é reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). A realização do "Fique Sabendo", especial, voltado à data, objetiva a ampliação do aconselhamento e testagem entre a população feminina.
Mulheres e homens poderão realizar de graça o exame de HIV e sífilis. O teste é sigiloso e pode ser feito de forma anônima. O resultado fica pronto em aproximadamente uma semana.
No caso de o exame ser positivo para o HIV/aids ou sífilis, a pessoa pode iniciar imediatamente o tratamento que é oferecido no próprio Centro de Referência. Quanto mais cedo for o diagnóstico, melhor poderá ser o tratamento. Antes de fazer o teste a pessoa passa por um aconselhamento onde poderá esclarecer dúvidas sobre HIV/aids e doenças sexualmente transmissíveis, bem como sobre a testagem.
Para mais informações à população: (19) 3236 – 3711 ou coas_cta@ig.com.br
Fonte: Prefeitura Municipal de Campinas.
http://www.campinas.sp.gov.br/saude/noticias/not_02_06/not_08_02_06c.htm