A Anvisa promove, de abril a novembro, oficinas, seminários regionais e seminários nacionais para consolidação do Notivisa - um sistema informatizado para captar e gerenciar as notificações de eventos adversos e queixas técnicas de todas as áreas do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).
O Notivisa é uma ferramenta do Sistema Nacional de Vigilância de Eventos Adversos e Queixas Técnicas. Ao detectar um possível dano causado por um medicamento ou produto, o profissional de saude gera uma notificação ao sistema, que servirá como subsídio para as vigilâncias sanitárias e a Anvisa tomarem as providências necessárias, de acordo com as suas competências.
Entre abril e maio estão agendadas oficinas para discussão do fluxo de notificações dentro do sistema de saúde e a interface com a vigilância epidemiológica. Participarão dessas oficinas representantes das vigilâncias municipais, estaduais e de diferentes áreas da Agência (medicamentos, produtos de origem biológica, produtos para saúde, alimentos, agrotóxicos, cosméticos, saneantes e serviços de saúde).
O objetivo é padronizar procedimentos, apontar os responsáveis e definir como se dará, de forma sistemática, a relação entre município, estado e a agência reguladora, levando em consideração as diversidades do país.
A proposta será levada aos seminários regionais, programados para os meses de junho a outubro, para uma rodada de discussões com maior número possível de representantes de cada uma das regiões do país. No seminário nacional, marcado para o mês de novembro, será apresentada a versão do fluxo de trabalho com as contribuições dos encontros regionais, bem como a minuta de regulamentação para atividade da política nacional de vigilância dos eventos adversos e queixas técnicas.
Fonte: Ministério da Saúde
http://portal.saude.gov.br