O governo brasileiro é, pela primeira vez, anfitrião dos ministros da Saúde dos países da América do Sul, que se reúnem anualmente desde 2001. Ministros, ou seus representantes, vão participar da V Reunião de Ministros da Saúde e Proteção Social da América do Sul, nos dias 21 e 22 de março, no hotel Jurerê Beach Village, em Florianópolis (SC). A abertura será feita às 08h30 de amanhã pelo Assessor para Assuntos Internacionais de Saúde do Ministério da Saúde, Conselheiro Santiago Alcázar. O ministro Saraiva Felipe participa do segundo dia de discussões.
O primeiro dia do evento vai contar com apresentações de temas de extrema relevância na política de saúde do Brasil, e que atraem muito interesse por parte de outros países do mundo. O primeiro tema será o Sistema Único de Saúde (SUS), implantado no Brasil em 1988. Em seguida, o Pacto pela Saúde, aprovado recentemente, entrará em pauta. O Sistema Integrado de Saúde nas Fronteiras (SIS-Fronteiras) e o 41º Termo de Cooperação e Assistência Técnica Fiocruz/MS-OPAS também terão destaque.
A segunda etapa de discussões do dia será sobre a Carta de Florianópolis, documento a ser assinado no encerramento da Reunião, e que tem como tema Doações e Ajuda Humanitária. Na quarta-feira será retomado o debate sobre a Carta, que será assinada no encerramento do evento. A Carta trata, entre outros assuntos, da cooperação na área da saúde, com ênfase nas regiões de fronteira, e do fortalecimento as Assessorias de Cooperação Internacional nos Ministérios da Saúde. O Brasil já possui vários projetos de cooperação com outros países, não só da América do Sul.
Fonte: Ministério da Saúde.