Prefeitura aumenta controle no processo de qualificação das entidades
Renato Onofre
Em meio ao processo de qualificação das Organizações Sociais (OSs) que serão habilitadas para operar na cidade, a Fundação Municipal de Saúde mudou as regras para liberação da permissão. Agora, pela nova redação, explica a Secretaria municipal de Saúde, a prestação de contas será mais transparente. Entre as novas medidas estão a inclusão do critério "experiência na área" e a obrigação de tornar público, no Diário Oficial, todo contrato que for firmado entre a administração municipal e as OSs.
Até o momento, cinco empresas se interessaram em participar do processo de seleção; duas foram aprovadas. Entre elas, o Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (Iabas), que teve os contratos com a prefeitura do Rio questionados depois que o Tribunal de Contas do Município (TCM) encontrou indícios de fraudes na administração de cinco Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) na capital. A outra organização é a Viva Comunidade, ligada ao Viva Rio.
As mudanças nas regras foram sugeridas pela Procuradoria de Niterói e alteram cinco tópicos do texto original. Além da obrigatoriedade de publicação dos contratos, foram ampliados os instrumentos de controle de contas das OSs referentes à prestação do serviço que motivou o contrato.
Ficou determinada também a incorporação ao patrimônio do município dos bens eventualmente comprados pelas OSs, com recursos públicos decorrentes do contrato de gestão.
Sobre os critérios para a qualificação das empresas, a Secretaria de Saúde informa que eles são "estritamente técnicos". Em nota, a prefeitura ressalta que a qualificação das entidades não significa que as mesmas serão contratadas. Sobre a Iabas, o município informou que a OS apresentou a documentação exigida para qualificação, o que, segundo a secretaria, "não significa que será efetivamente contratada".
A prefeitura afirma que as contratações de OSs serão feitas em editais individuais e que empresas que já tenham sido condenadas em última instância (processo transitado em julgado) serão desclassificadas.
-- O que mudou
Contas: A prestação de contas deixa de ser anual e passar a ser bimestral, aumetando o controle
Critérios: Inclusão do critério ''experiência na área'' como um dos quesitos para qualificação das Organizações Sociais.
Patrimônio - Incorporação ao municipio dos bens comprados pelo OS com recuros públicos
Contratos: Foi determinada a obrigatoriedade da publicação, em Diário Oficial dos contratos entre prefeitura e OSs.